Análise de desenhos (não completo)
O presente trabalho é sobre as teorias de Piaget e Luquet quanto ao desenvolvimento infantil, segundo as análises dos desenhos nas diferentes idades. As fases são: Realismo Fortuito, Realismo Gorado, Realismo Intelectual e Realismo Visual.
PROCEDIMENTO
Os desenhos foram retirados no Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, em Campinas. Cinco crianças foram “entrevistadas”: Beatriz (três anos), Victor (quatro anos), Cauã (cinco anos), José Bento (oito anos) e Letícia (onze anos). Fizemos as análises conforme as aulas de Psicologia Construtivista e às teorias dos autores Piaget e Luquet.
Obs: Foi assinada uma única carta pela Diretora da escola para todas as crianças.
ANÁLISE DO DESENHO Nº 1
Beatriz – 3 anos
Esse desenho é classificado como Realismo Gorado, pois há apenas uma representação de uma menina em forma de badameco. Formas geométricas, como o círculo, já aparecem nessa fase. O desenho está “voando” no papel e não há outros elementos no desenho, portanto, não apresenta nenhum tipo de coordenação ou manifestação da realidade.
ANÁLISE DO DESENHO Nº 2
Vitor – 4 anos
Os personagens neste desenho estão em forma de badamecos. Não há coordenação entre os elementos, estão todos “voando no papel”. Ele desenhou os heróis: “Homem-de-aço”, “Homem-martelo” e “Homem-faca”; há também uma arma e uma moto. O desenho não condiz com a realidade, mas sim com os desejos do menino. Segundo essas características, podemos classificar o desenho como Realismo Gorado.
ANÁLISE DO DESENHO Nº 3
Cauã – 5 anos
Neste desenho, podemos observar um dinossauro (em forma de badameco) flutuando no papel, e uma paisagem pouco parecida com a real. Podemos observar também que há uma preocupação com a ocupação dos elementos no espaço, porém, ainda não bem organizada; a chuva se mantém apenas em uma parte pequena do topo do desenho, ou seja, os elementos ainda não possuem uma boa coordenação entre si. A criança ainda está na fase do Realismo Gorado.
ANÁLISE DO DESENHO Nº 4
José