Análise de Custos
1.Definição e objetivos
Custos logísticos são todos os custos da logística de uma empresa ou organização. Exemplos: custos de armazenagem, de stock, transporte, etc. O objetivo principal da análise de custos é servir de suporte no processo de gestão, tratando-se de controle, planejamento e informação. Portanto quando se busca reduzir os custos é preciso analisar os fluxos logísticos da empresa, melhorando seus processos e tornando-se mais competitiva no mercado.
2.Lucro ou prejuízo
O lucro ou prejuízo de uma empresa é composto de sua receita de vendas, menos o custo de mercadoria vendida, menos as despesas operacionais.
Receita de vendas: unidades vendidas vezes o preço da mercadoria
Custo das mercadorias vendidas: o custo da mercadoria desde a compra até à entrega ao cliente.
Despesas operacionais: todos os gastos administrativos e financeiros necessários para a venda dos produtos da empresa.
3.Custo de matéria-prima e mão-de-obra
Existem duas maneiras de controlar o estoque, são eles:
Sistema de inventário periódico: registra todas as compras e vendas do período e por fim faz-se a contagem dos estoques.
Sistema de inventário permanente: é o custo da mercadoria vendida no momento em q é feita a venda. Tem e função de controlar a saída e entrada de mercadorias.
Já a mão-de-obra, além do salário pago aos funcionários da empresa, os benefícios que a empresa “gasta” estará incluso no montante. Exemplos: férias, feriados, INSS, licença-maternidade, etc.
4.Custos de distribuição
É necessário conhecer o potencial da empresa e do cliente. Para ter uma excelente logística é necessária uma redução de custos e, ao mesmo tempo uma melhoria do nível de serviço ao cliente, como a entrega de pedidos por exemplo. Os pedidos devem possuir um valor mínimo para não comprometer o lucro da empresa. Analisar e gerenciar os pedidos de vendas pode ser uma ação muito importante para a empresa, pois nem sempre uma venda é sinônimo