Análise de custos
Título: Diversas Formas de Classificação de Custos
Objetivo: Compreender, analisar e avaliar as diversas formas de classificação de custos, que podem variar conforme a necessidade de cada empresa.
Justificativa: Abordar o processo de custos diretos e indiretos, no qual vamos procurar comentar as maneiras que esta divisão pode contribuir para eficiência da organização.
Introdução: Dependendo do interesse e da metodologia aplicada, podemos ter diferentes classificações de custos. Estes podem ser em função de forma de associação dos custos dos produtos elaborados, da variação dos custos ao volume produzido, á sua controlabilidade ou em relação a alguma situação específica dependendo da necessidade da administração.
Desenvolvimento: Cada empresa pode variar na forma de classificar seus custos, pois, dependendo da atividade exercida, o mesmo tipo de custo pode ser classificado diferentemente. Então veremos os tipos de custos:
Custos diretos: São os que podem ser diretamente apropriados aos produtos, bastante haver uma medida de consumo (matéria – prima, mão de obra. São facilmente mensuráveis em virtude de sua fácil identificação. Costumamos dizer que fazem parte direta dos produtos final, ou seja, normalmente podem ser vistos a olho nu. Exemplo: em uma fábrica de calçados, é possível enxergar com facilidade o couro utilizado, o operário diretamente ligado ao processo de produção.
Custos indiretos: São os custos que beneficiam toda produção e não identificados em cada produto. São aqueles que necessitamos do uso do rateio para apropriação ao produto ou serviço (depreciação, aluguel, salário dos supervisores, energia). Nesse caso não é possível a visualização no produto final, pois, no exemplo da fábrica de calçados, não é possível enxergar o salário do supervisor, ou mesmo a energia gasta para a fabricação do mesmo.
Custos fixos: Independe do volume de produção, não variando qualquer que seja o volume a ser produzido. São os custos de