Análise de custos e orçamentos
As terminologias aplicadas na contabilidade de custo fazem parte do meio financeiro de qualquer organização independente da atividade desenvolvida e de seu porte. É comum ouvir falar em cortar gastos, despesas, fazer desembolso, investimentos, etc. E o que significa todos esse termos , qual a semelhança entre eles?
Gastos→ É o desembolso da empresa ao adquirir um produto ou serviço. Os gastos empresariais se dão com compra de matéria prima, mão-de-obra, compra de imobilizados, honorários e outros. O gasto se concretiza no ato do desembolso do ativo (dinheiro) para efetuar o pagamento dos bens adquiridos. Embora exista semelhança entre desembolso e gasto cada um tem seu próprio conceito.
Desembolso→ É o Pagamento resultante da aquisição de bens e serviços
Investimentos→ São os gastos com aquisições de bens ou serviços que são somados aos ativos da empresa. Eles podem se dividir em permanentes ou circulantes
Custos→ São os gastos com a produção de outros bens ou serviços
Gastos, custos e investimentos podem ser atribuídos a um mesmo produto ou serviço de acordo com o momento em que está na empresa.
EX: A matéria prima é um gasto quando adquire ela para fabricação, enquanto está no estoque ela se torna um investimento, quando é utilizada na fabricação do produto, se torna um custo.
Despesas→ As despesas são itens que reduzem o patrimônio liquido da empresa, geralmente são os gastos consumidos para obtenção de receitas. Todo Produto ou serviço vendido provoca despesas, e é comum chamar de custo do produto vendido, no entanto esta nomenclatura não se encaixa muito bem, pois o correto seria Despesas que é a somatória dos custos de fabricação. Observa-se que muitos gastos se transformam diretamente em despesas, outro são gastos, custos, investimentos, despesas.
Perdas→ Bem ou serviços consumidos de forma involuntária. Não é despesa, e parece não ser custo. Aparecem na demonstração de resultados como despesa,