Análise de Custos - Resenha
FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 8º PERÍODO
DISCIPLINA: ANÁLISE DE CUSTOS
Aluna: Thassiana Silva Caetano
Resenha
Artigo: Cálculo do ponto de equilíbrio em condições de risco e incerteza
Autores: ZAGO, A. P. P.; ARANTES, B. R. M.; NUNES, E. F.; LEMES, S.
Em um mundo cada vez mais globalizado com mercados competitivos, gestores que possuem ferramentas com as quais geram dados seguros que os auxiliam na tomada de decisão proporcionam vantagem competitiva à organização a qual está inserido. Tais dados devem apresentar uma confiabilidade significativa, contribuindo para a avaliação riscos e incertezas tão inerentes a negócios empresariais. Assim sendo, estudos são realizados para determinar a capacidade mínima que uma empresa precisa operar para não ter prejuízo; em outras palavras, pesquisas e cálculos são usados para mostrar em que ponto a empresa irá se equilibrar, “pagando” todas as suas despesas e começando a ter lucro. Ou seja, as organizações se mobilizam para encontrarem seu Ponto de Equilíbrio (PE).
Diante disso, o artigo traz uma breve explicação sobre o Ponto de Equilíbrio. Os autores explicam que o dinamismo do cenário econômico permite que diversos resultados para o Ponto de Equilíbrio por produto e global sejam determinados. Também ressaltam que a análise do Ponto de Equilíbrio se destaca em considerações referentes a custo, volume de produção e lucros projetados planejados. Entretanto, o cálculo do PE apresenta uma visão simplista, eliminando a incerteza em sua análise.
Contudo, é fato que no ambiente empresarial riscos e incertezas estão sempre presentes nas negociações. Por isso se faz necessário que a análise do PE considere tais fatores. Assim, é preciso identificar as fontes de risco para efetuar o cálculo do PE, e posteriormente determinar os métodos utilizados para analisar o risco.
Por outro lado, o artigo também explica o método de Monte Carlo, o qual diz