Análise de custo e orçamento
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Fabricio Oliveira
Gerciano Glauco
Giovanna Santos
João Bosco
Kennedi Marques
Natália Luana Rhiane Menezes
Wender Almada
Belo Horizonte
Maio / 2013
ABC
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADE
Masayuki Nakagava
O principal objetivo e o estudo do custeio baseado em atividades Embora já conhecido e praticado, o ABC tem se tornado popular devido aos seguintes fatores:
Inovações tecnológicas;
Estratégias de negócios fundamentadas nos princípios da economia de escala;
Necessidade de uma nova forma de analise de custos.
ABC – Activity Based Costing x VBC - Volume Based Costing
1 - Algum conceitos básicos para o ABC
Para um entendimento melhor do custeio baseado em atividades (ABC), estaremos tratando de estratégia da implementação e alguns conceitos básicos.
Competitividade
A competitividade tem caráter sistêmico e um conceito multidimensional, com combinação de múltiplos fatores. Iremos discutir a competitividade de nações e empresas, onde as mesmas são agentes capazes de criar e sustentar condições para aumentar a competitividade.
Para melhorar a competitividade de uma nação é preciso melhoria do padrão de vida de sua população, já a competitividade das empresas, por sua vez, necessitam de um ambiente econômico, político e social favorável para que ela possa se desenvolver e ter condições de manter a sua capacidade competitiva.
A competitividade da empresa pode ser definida, como a sua capacidade de desenvolver e sustentar vantagens competitivas que permitem enfrentar a concorrência. Esta capacidade é condicionada por um amplo conjunto de fatores internos e externos à empresa.
No nível interno, as decisões estratégicas, onde políticas de investimentos, marketing, tecnologia, de gestão da produção, financeira, de recursos humanos, são definidas.
O objetivo é para alcançar padrões de preços, qualidade e prazo de entrega competitiva dentro