Análise de caio prado junior sobre a história econômica brasileira
Aluno: Thiago Almeida Baiense
Professora: Mônica – Formação Econômica Brasileira
Análise de Caio Prado Junior sobre a história Econômica Brasileira
Caio Prado Júnior político e historiador brasileiro nascido em São Paulo em 1907, estudou nas melhores escolas de São Paulo, tendo passado pela Inglaterra, ainda novo com 21 anos formou-se bacharel em ciências jurídicas e sociais. Na faculdade de direito iniciou sua preparação crítica política, e logo depois de formado exerceu a advocacia por alguns anos. Durante sua formação universitária e pratica advocatícia, vivenciou toda a efervescência política, social e cultural no Brasil, durante as décadas de 20 e 30.Iniciou suas atividades políticas ingressando no Partido democrático. Participou ativamente da Revolução(1930). Desenvolveu obras essências para a compreensão do processo de formação histórica do Brasil, além de ser destacar como ativista político.
Publicado em 1942, a Formação do Brasil contemporâneo, de Caio Prado Júnior, analisa a situação de um Brasil partindo de seu passado como colônia até o momento histórico em que foram elaboradas. Segundo o autor era de fundamental importância compreender as características econômicas, administrativas, populacionais e sociais não só do Brasil, mas de qualquer país que alguém queira analisar, pois todo povo tem na sua evolução um certo conjunto de fatos que como um todo dão sentido a tal evolução.
O autor é marxista, em seu livro aplicará esta linha de pensamento na historiografia e análise do Brasil Colonial, além disso, terá a economia como base para seu trabalho. Para iniciar seu texto Caio destaca os três séculos de atividade colonizadora que caracterizam a história dos países europeus a partir do séc. XV. Este processo acabaria por integrar o mundo em uma ordem onde a Europa seria a nação dominadora. As grandes navegações e as consequentes rotas marítimas achadas são parte dos interesses das empresas comerciais dos países europeus como A Holanda, a