Análise de cada fase da metodologia de pontos de função para estimativa dos prazos e dos custos do projeto
Curso: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Período: 5º
Disciplina: MEDIDAS DE ESFORÇO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Professor: Joel Marques de Oliveira E-mail: jmarques@live.estacio.br
Alunas:
Marcia Campos Pinheiro Ferrone Matrícula: 2011.01.50051-4 Raiane Alves Amaral Bragança Matrícula: 2012.01.10115-8
E-mail: marciacampospinheiro@gmail.com e ra.braganca@live.estacio.br
Data: Quinta-Feira, 04/04/2013.
RESPOSTA DA TERCEIRA QUESTÃO DO TRABALHO DE MEDIDAS DE ESFORÇO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE.
Enunciado:
3ª Questão (valor 2,0 pontos) - Fazer uma análise de cada fase da metodologia de Pontos de Função para estimativa dos prazos e dos custos do projeto.
A metodologia de Pontos de Função é usada em várias fases do ciclo de vida de desenvolvimento de um sistema. Primeiramente utilizamos a metodologia no estudo preliminar para fazermos uma contagem indicativa ou estimada dos custos de desenvolvimento. Na fase de especificação para obtermos uma contagem detalhada dos custos do Projeto, e na fase de implantação para uma contagem detalhada dos custos da Aplicação.
Usando os requisitos funcionais do sistema juntamente com dados históricos, o ponto de função pode ser usado para estimar o custo ou esforço necessário para projetar, codificar e testar o software, podendo ser usado também para prever o número de erros que vão ser encontrados durante o teste e ainda para prever o número de componentes e/ou o número de linhas de código projetadas no sistema implementado, objetivando a medição de funcionalidade de Sistemas de acordo com a perspectiva do usuário, a comparação da produtividade entre ambientes de desenvolvimento e a criação de uma unidade padrão de medida de software para a melhoria de estimativas de projetos de desenvolvimento de sistemas.
A análise de pontos de função é feita em seis fases, são elas: 1. Identificação das funções do sistema. 2. Classificação de cada função quanto à