Análise de balanço
a) O Princípio da Prudência estabelece a adoção do maior valor para os componentes do Ativo e do menor valor para os do Passivo, com função de criar reservas ocultas. b) A Continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da Entidade tem prazo determinado previsto ou previsível. c) Como resultado da observância do Princípio da Oportunidade, desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência. d) O Princípio da Prudência estabelece a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior valor para os do Passivo, com função de criar reservas ocultas.
Questão anulada. Resposta ‘’a’’ o princípio da prudência estabelece o maior valor para o Passivo e o menor para o Ativo. Resposta ‘’b’’ está correta. Resposta ‘’c’’ está correta. Resposta ‘’d’’ está incorreta, o princípio da Prudência não tem função de criar reservas ocultas, sendo a tal inexistente na contabilidade.
Exame de suficiência de 02/2004, Edital 03/2003 7. Uma empresa comprou, em novembro de 2003, material de expediente para utilização nos próximos seis meses, registrando o valor da compra, integralmente, em conta de despesas. O Princípio Contábil não-observado foi o:
a) Da Competência. b) Da Oportunidade. c) Da Prudência. d) Do Registro do Valor Original
Conforme determina os princípios contábeis, e as Novas normas contábeis,com base nos IFRS, toda operação de longo prazo, deverá ser contabilizada pelo seu valor presente, ou seja, pelo valor à vista, separando assim os custos financeiros, que deverão ser contabilizados no resultado de acordo com o período de competência.
Exame de suficiência de 02/2004, Edital 03/2003 8.