Análise de artigo: Impacto das atividades de aqüicultura e sistemas de tratamento de efluentes com macrófitas aquáticas – Relato de caso
RESUMO GERAL DO ARTIGO
Os autores do artigo relatam o impacto ambiental causado pelos efluentes das aqüiculturas, por serem estes efluentes ricos em nitrogênio, fósforo e matéria orgânica, o que contribui para a eutrofização dos corpos dágua que recebem os efluentes.
Enfocam os efeitos da aqüicultura sobre o ambiente, discorrem sobre como a aqüicultura pode afetar diretamente o ambiente através do lançamento de efluentes, abordam os sistemas de tratamento dos efluentes de aqüicultura com o uso de macrófitas aquáticas, atentam para a importância do desenvolvimento sustentável da aqüicultura para o meio ambiente e para o bem estar do ser humano.
Os autores ainda citam documentos internacionais importantes que enfocam as práticas sustentáveis da aqüicultura, reconhecendo o impacto ambiental gerado. O artigo aponta caminhos e meios para que a aqüicultura possa ser realizada satisfatoriamente, atendendo as demandas humanas e também as condições de desenvolvimento sustentável.
IMPORTANTE SABER: O que é aqüicultura? São sistemas de criação de organismos aquáticos (peixes, camarões etc), desenvolvidos pelo homem visando lucro.
O que é “efluente”?
É o escoamento (despejo) do produto líquido ou gasoso produzido por indústrias, criações orgânicas (como a aqüicultura) ou resultante dos esgotos domésticos, que são lançados (despejados) no meio ambiente, geralmente em cursos d’água, podendo ser tratados ou não tratados.
O que são “macrófitas aquáticas”?
São plantas aquáticas que tem a capacidade de remover nitrogênio e fósforo da água onde se encontram; podem ser dos seguintes tipos: emersas, com folhas flutuantes, flutuantes ou submersas.
1ª PARTE: A AQUICULTURA COMO ECOSSISTEMA
Na primeira parte do artigo, os autores explicam que a aqüicultura é considerada um ecossistema, pois envolve um