Análise de alguns atributos físicos do solo sob diferentes coberturas vegetais em profundidades 0-10, 10-20 e 20-30 cm em Ilhéus – Bahia (¹).
Gustavo Henrique Bandeira Alves (2); Mariana Bomfim Soares (3); Moisés de Gonzaga Brito (4); Arlicélio de Queiroz Paiva (5); Naira Costa Santos Leone (6).
(1) Trabalho executado por discentes de Agronomia, matriculados na disciplina Física do Solo, ministrada pelo docente Dr. Arlicélio de Queiroz Paiva, na Universidade Estadual de Santa Cruz Ilhéus – Bahia.
(2) Estudante de Agronomia; Universidade Estadual de Santa Cruz; Ilhéus; Bahia; agrogusta@hotmail.com ; (3) Estudante de Agronomia; Universidade Estadual de Santa Cruz; Ilhéus; Bahia; marianabomfim@live.com; (4) Estudante de Agronomia; Universidade Estadual de Santa Cruz; Ilhéus; Bahia; moisesbrito@hotmail.com; (5) Professor Doutor em Solos; Universidade Estadual de Santa Cruz; Ilhéus; Bahia; arli@uesc.br; Mestranda em Produção Vegetal; Universidade Estadual de Santa Cruz; Ilhéus; Bahia; nairagro@hotmail.com.
INTRODUÇÃO
Os atributos físicos do solo, tais como, densidade do solo, porosidade, textura, argila dispersa em água e grau de floculação são essenciais para um estudo mais aprofundado da qualidade do solo e obter um conhecimento entre as relações das condições em que os solos foram submetidos e ao qual se encontram. A textura do solo constitui-se numa das características físicas mais estáveis e representa a distribuição quantitativa das partículas do solo quanto ao tamanho. A densidade do solo reflete o arranjamento das partículas do solo, incluindo o espaço ocupado pela água e pelo ar. A determinação da porosidade total solo se baseia em um principio simples: o volume total ocupado por uma massa de solo pode ser dividido em vários espaços. Sendo assim , de acordo com KIEHL (1979) em 1860 Schumacher classificou a porosidade do solo como: microporosidade e macroporosidade. O aumento da dispersão da fração argila de um solo pode ser ocasionado pelo