Análise das potências energéticas de roraima
Um dos fundamentos da sustentabilidade econômica de um país é a sua capacidade de prover logística e energia para o desenvolvimento de sua produção, com segurança e em condições competitivas e ambientalmente sustentáveis.
O objetivo do trabalho é analisar a situação atual do potencial energético disponível no Estado de Roraima. Foi analisada a capacidade de geração de energia elétrica, as limitações existentes da atual estrutura disponível, as opções de produção de energia no estado, conforme suas potencialidades e viabilidades.
Roraima possui uma estrutura energética altamente dependente da energia elétrica de fonte hidráulica vinda da Venezuela. Atualmente ela reponde por mais de 80% da energia elétrica disponível. Não se tem conhecimento de outras fontes de energia, tais como: biomassa, eólica e solar.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DE BOA VISTA
A cidade de Boa Vista capital do Estado de Roraima tem um plano central em forma de leque e foi assentada às margens do Rio Branco, afluente do Rio Negro. Possui aproximadamente 290.665 habitantes e mais da metade da população do Estado vive em área urbana. A temperatura média da capital é de 29,1° C.
Roraima é uma unidade da Federação localizada no extremo norte do Brasil, o seu território é pouco povoado, existem poucos municípios se comparado a outros estados. O estado está situado na Floresta Amazônica, evidentemente, existe uma enorme variedade de plantas, animais, além dos outros componentes paisagísticos, como o relevo e suas variações e uma importante rede hidrográfica.
De uma forma geral, o relevo contido no território do Estado de Roraima é, predominantemente, plano, cerca de 60% de toda área estadual possui altitudes inferiores a 200 metros, 25% se eleva para uma média entre 200 e 300 metros, 14% de 300 a 900 metros e somente 1% detem elevações da superfície superiores a 900 metros acima do nível do mar. Existem duas estruturas geomorfológicas, o