Análise da produção do pão francês
INTRODUÇÃO
O pão francês é caracterizado pela sua casca douradinha e sou miolo branco e é o pão mais consumido no Brasil, tendo diferentes nomes em cada região do país, como pão de sal, cacetinho ou pão careca. Porem a receita brasileira é diferente da receita europeia, pois contem açúcar e gordura.
Neste trabalho tivemos que analisar o processo de fabricação da receita brasileira do pão francês, em que foi necessário fazer o levantamento dos custos e produtos a serem utilizados. A coleta desses dados foi feita na Panificadora Caiçaras, situada no Guarujá.
DADOS COLETADOS
Para a fabricação do pão francês é preciso de 1000g de farinha de trigo, 20g de sal, 30g de fermento biológico fresco, 20g de margarina, 10g de açúcar, 600g de água e 10g de melhorador.
A produção do pão francês passa por várias etapas, primeiro é feita a seleção dos ingredientes de forma a escolher a melhor marca, qualidade e também o melhor preço. Depois da separação dos ingredientes é feito a pesagem para que siga a risca receita. Com todos os ingredientes separados e pesados é a massa preparada, dividida e deixada descansando. Após isso a massa passa pelo processo de fermentação e por último é levada ao forno à 220º durante 20 minutos.
Cada pão pesa cerca de 50g cada um, e saem por R$0,20. Em média são fabricados 36 pães a cada 20 minutos num total de 1296 pães por dia, em cada fornada são perdidos em média 2 ou 3 pães o que dá um total de 70 à 100 pães por dia.
Para está fabricação são gastos em energia 28,44kW em 12hrs de produção.
Os ingredientes utilizados para a produção são comprados geralmente em atacados ou até em fornecedores próprios.
CONCLUSÃO
Vimos neste trabalho que o pão francês, mesmo sendo um produto consideravelmente simples, ele é muito importante na economia brasileira, já que é um produto bastante consumido no Brasil.
Também pudemos perceber que toda produção tem um grande processo