Análise da peça audiovisual: Viva O Lado Coca Cola Da Música
Publicidade e Propaganda 5º período
Rafael Antônio Dias
Análise da peça audiovisual: Viva O Lado Coca-Cola Da Música
Uma grande produção para um comercial da Coca-Cola sempre é algo esperado, porém muito mais que apenas um ótimo comercial que tem como alvo o público jovem, ele se faz uma ótima alegoria para a interpretação da construção da sociedade e consequentemente do indivíduo em si.
Este vídeo inicia com um garoto andando com uma garrafa típica da Coca-Cola, usando vestes tidas como comuns ou casuais. Mas ao dividir sua bebida com outros personagens de diferentes estilos ele acaba por alterar o seu próprio, não mudando tão somente suas vestimentas, mas também seu próprio corpo. Vinculando este comercial à teoria do interacionismo simbólico ficam claras suas relações metafóricas, ou mesmo literal ao ponto em que a teoria afirma que somos um produto do meio. Porém, neste aspecto a única coisa onde o comercial peca, seria em mostrar a capacidade de autotransformação, ou auto ressignificação, que o ser humano pode se submeter.
O interacionismo simbólico, assim como o comercial vem evidenciar a influenciabilidade da qual todo ser humano está passível. Este gesto filosófico de “beber da mesma fonte”, foco deste vídeo, demonstra em primeiro plano que ao dividimos uma mesma referência de significações passamos a ter algo em semelhante, porém que invés de nos tornarmos homogêneos, essas partilhas de significados nos torna mais individuais e diferentes. Esse processo significativo, portanto, toma uma forma de individualização, ressignificação e evolução ao passo em que no vídeo, de forma positiva, demonstra que as diferenças não são conflitantes e sim complementares.
Homo Sapiens Sapiens, mais do que uma denominação científica para a espécie humana, este é uma alegoria ao que se trata a teoria da qual discorro, pois mais que um ser pensante, somos seres que pensam sobre o pensamento, fazendo do pensar um ato reflexivo e auto transformador.