Análise da Personagem Capitu
Guarabira, 25 de março de 2015
Aluna: Euríbia Gabryella
Serie: 2° A
Disciplina: Literatura Prof.ª: Mayara Melo
Análise da personagem Capitu - Dom Casmurro
Capitu, "criatura de 14 anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo, ... morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo ... calçava sapatos de duraque, rasos e velhos, a que ela mesma dera alguns pontos". Personagem que tem o poder de surpreender: "Fiquei aturdido. Capitu gostava tanto de minha mãe, e minha mãe dela, que eu não podia entender tamanha explosão". Segundo José Dias, Capitu possuía "olhos de cigana oblíqua e dissimulada", mas para Bentinho os olhos pareciam "olhos de ressaca"; "Traziam não sei que fluido misterioso e energético, uma força que arrastava para dentro, com a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca".
A personagem nos é pintada leviana, fútil, a que desde pequena só pensa em vestidos e penteados, a que tinha ambições de grandeza e luxo. Inteligente, prática, de personalidade forte e marcante. Capitu não era totalmente boa e nem totalmente má, não errava sempre e tampouco acertava. Ela foi projeta para ser verossímil- ou seja, uma personagem esférica (com vários "lados" e "rostos").
Capitu é acusada de adultério pelo personagem principal e seu marido, Bentinho. A questão é: o livro não deixa claro se houve ou não traição, e nem mesmo Bentinho pode provar que houve, ficando apenas suspeitas.