Análise da oferta e equilíbrio de mercado
Este trabalho tem por objetivo analisar a oferta e o equilíbrio no mercado econômico. Entende-se por mercado o conjunto de bens e serviços que são ofertados, associado à quantificação de recursos que os consumidores dispõem para adquirir estes bens e serviços. Para conceituar oferta, faz-se necessário conceituar também a demanda, haja vista que estas variáveis encontram-se intimamente interligadas para que seja possível atingir o que se convencionou chamar de equilíbrio de mercado. A partir desse desígnio é possível, de forma ampla, avaliar e se ter um entendimento sobre a temática que iremos abordar.
2 - ANÁLISE DA OFERTA DE MERCADO
2.1 - OFERTA E DEMANDA
Oferta e demanda são duas palavras com frequência na economia, são forças que movimentam as economias de mercado. Microeconomia estuda oferta, demanda e equilíbrio de mercado. Mercado designa um grupo de compradores e de vendedores de um dado bem ou serviço. Oferta e demanda se referem ao comportamento de compradores e vendedores quando interagem no mercado, e esta é definida pelos vendedores. Demanda é definida pelos compradores, ou seja, é definida pela quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período. Oferta é a quantidade que os produtores desejam oferecer ao mercado em dado período de tempo (querem e podem produzir). Portanto, assim como a demanda, a oferta depende de vários fatores; entre eles, de seu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários.
2.2 - LEI DA OFERTA
A quantidade oferecida de um bem varia na razão direta dos preços. A Oferta, tal qual a procura, também é influenciada ou condicionada pelo preço dos bens. Essa quantidade cresce com o aumento de preços, mantidas as demais condições constantes. É óbvio que o preço de