ANÁLISE DA OBRA: O NASCIMENTO DE VÊNUS (SANDRO BOTTICELLI)
O Nascimento de Vênus é uma obra do pintor italiano Sandro Botticelli. A pintura mostra a Vênus surgindo nua de uma concha sobre as espumas do mar. A obra ainda apresenta Zéfiro, o vento do Oeste, assoprando na direção da deusa, acompanhado pela ninfa Clóris. À direita de Vênus, há uma Hora (deusas das estações) que lhe entrega um manto com flores bordadas.
A obra foi estruturada de modo que a figura principal (Vênus) ficasse centralizada e os demais elementos da composição foram distribuídos de forma equilibrada e harmoniosa conforme os princípios da arte renascentista dando a impressão de estarem ligados uns aos outros. A pintura de Botticelli acentua o contorno dos corpos com espaços delimitados, o que dá movimento e realismo.
A pintura procura captar, com requintado lirismo, a alturado nascimento da deusa, momento que simboliza igualmente o surgir dos ideiais platónicos de beleza e de verdade. Colocada no centro da composição, a Deusa ergue-se sobre uma concha que se aproxima da costa, empurrada pelodoce movimento das ondas e acompanhada por dois personagens, tradicionalmente associados aos deuses do vento que tentam imprimir a Vênus a sua essência divina.
Em sua totalidade, a obra apresenta serenidade e luminosidade, o que pode ser compreendido de duas formas. De certa maneira, aponta para a temática mitológica, levando-se em e consideração a influência das esculturas gregas na composição da Vênus. Por outro lado, a obra apresenta símbolos cristãos como a concha e a água (batismo de Jesus Cristo), além dos anjos, que seriam Zéfiro e Clóris.
Sendo assim, podemos classificar como principais os seguintes pontos:
• Vênus: A deusa surge como uma mulher feita, representando o ideal de beleza italiano do século XV.
• Concha: De acordo com a mitologia grega, a deusa teria surgido da espuma fértil criada quando os órgãos genitais de seu pai, Urano, foram jogados no mar.
• Zéfiro e Clóris: O deus