Análise da obra "a utopia"
• Análise da obra “A Utopia”
1. Estruturas de Utopia sobre os aspectos:a) Politico Em Utopia, as decisões políticas são feitas com base em uma estrutura que tem como as células básicas a divisão em famílias. Cada família é comandada pelo homem mais velho - já que os mais velhos são considerados os mais sábios e, portanto, com capacidade de decidir o que é melhor para todos - e um certo número de famílias vai eleger um magistrado regional que as governará.Cada dez magistrados obedecem a um magistrado superior, também eleito. Além disso, há a eleição de um príncipe. Os magistrados da ordem superior e os príncipes reunidos são o senado, e deliberam a política da ilha. Mesmo assim há um rígido controle da base popular sobre o que o senado pode fazer.b) Econômico A organização econômica de Utopia é diferente das quais estamos acostumados a ver. Na concepção de More, o trabalho coletivo resulta numa produção acima da necessária para a manutenção da sociedade. Parte dela é reservada para eventualidades, outra parte doada para os pobres de alguma nação vizinha. Outra parte, ainda, é reservada para ser vendida a países que queiram comprar. O dinheiro resultante teria utilidade para contratar exércitos mercenários para proteger a ilha e subornar os exércitos adversários.
Na verdade, os bens materiais não eram importantes para os cidadãos de Utopia. Os valores do ouro e a prata eram considerados menores do que o do ferro, pois este último é tão necessário para o homem quanto a água e o fogo, enquanto os dois primeiros não tem nenhum uso importante, nenhuma virtude.
2. Características de Utopia sobre os aspectos:
a) Social
O bem comum, a igualdade, a ausência de orgulho mesquinho e a busca pelo prazer. A felicidade tem de ser pensada coletivamente. Um mundo de igualdade não teria sentido se não fosse pensado com o intuito de alcançar a felicidade. Essa busca pelo prazer é o que vai dar uma razão ideológica para essa sociedade