Análise da Obra "A Cidade Ideal" de Fra Carnevale
Aluna: Mísia Maria Rocha Pires
Professor: Samuel de Jesus
Matéria: História da Arte I
Análise da Obra: A Cidade Ideal A Cidade Ideal é uma obra realizada no período compreendido entre 1480 e 1484 (renascimento) e faz parte de um grupo que inclui outras duas obras com o mesmo tema idealístico (Cidade Ideal, em Urbino, e Perspectiva Urbana, na Alemanha). É composta das técnicas de tinta a óleo (mistura de pigmento e óleo) e têmpera (mistura de tinta em pó, gema de ovo e água) sobre madeira e seu autor é incerto. Ao ser adquirida pelo Museu de Arte Walters em Baltimore, Estados Unidos, onde se encontra atualmente, passou por um processo completo de conservação, incluindo estabilização das camadas de tinta, remoção do verniz descolorido e aplicação de uma nova camada e agora possui um aspecto mais brilhante, claro e fiel às suas cores originais. Com as dimensões de 104.14 x 243.21 x 15.88 cm quanto a área total emoldurada, sendo 80.3 x 220 x 3.2 cm a área do painel e 77.4 x 220 cm a área pintada, essa pintura apresenta o ideal renascentista urbanístico desta época.
No contexto em questão, a Itália estava no auge de seu movimento renascentista (Quattrocento). Em Roma, o pontificado de Nicolau V exerce grande influência à medida que este investe em práticas influenciadas pelo renascimento, chegando a contratar o arquiteto Leon Battista Alberti (Génova, 1404 - 1472) para remodelar a cidade de Roma com diversas construções de caráter renascentista.
Leon Battista, em certo verão, é hóspede do então Duque de Urbino Federico III da Montefeltro, no qual os dois têm conversas sobre arquitetura e uma amizade entre eles surge, ao ponto que Federico patrocina certas obras de Leon.
A Cidade Ideal foi, provavelmente, uma obra feita por Fra Carnevale (Urbino, 1420-1425 – 1484) para ser exposta no Palácio Ducal de Federico III da Montefeltro (Urbino, 1422 - 1482). Essa informação não pode ser comprovada documentalmente, porém, em um inventário do Palácio