Análise da Obra Court House - Mies Van der Rohe
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
TRABALHO FINAL DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA III
PROFESSORA CLÁUDIA STINCO
OBRA ESCOLHIDA
COURTHAUSE – MIES VAN DER ROHE
DESENHO DE MIES VAN DER ROHE
1934 – TINTA SOBRE PAPEL
TÉCNICA – MOUNTED ON BOARD
MURILO NUNES ZIDAN – F12 – 3118339-5
SOBRE O ARQUITETO
Ludwig Mies van der Rohe (1886 – 1969)
Nascido na Alemanha e naturalizado americano, Ludwig Mies van der Rohe, é considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, colocado ao mesmo nível de Le Corbusier e Frank Lloyd Wright.
Foi professor da Bauhaus e um dos criadores do “International Style”, deixou marca de uma arquitetura puramente racionalista e que fazia uso de uma geometria clara, além do uso de materiais modernos, como o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores, e também para a aparência exterior de suas obras. Seguia o preceito do minimalismo, e sua concepção arquitetônica envolvia uma profunda depuração da forma. Concebeu espaços austeros, mas com uma noção de elegância e cosmopolitismo.
Ajudou a idealizar e a solidificar a arquitetura moderna com obras minimalistas e feitas de aço e vidro. Essas obras classificaram sua arquitetura como a mais pura forma, refletindo em ambientes eficientes, minimalistas e funcionais.
Famoso por várias frases, como as mais conhecidas; “Less is more” (menos é mais) e “God is in the details” (Deus está nos detalhes).
HISTÓRIA DO ARQUITETO
A arquitetura teve inicio em sua vida os 19 anos de idade quando trabalhava no estúdio de designer de interiores Bruno Paul mesmo sem ter começado e estudar. Sua carreira realmente começou em 1908 quando trabalhava para o arquiteto industrial Peter Behrens.
Em 1912, já era possível captar em suas obras o estilo que acompanhou Mies Van der Rohe por muitos anos.
Trabalhando com arquitetos renomados, como Walter Gropius e Le Corbusier e em uma Alemanha de