Análise da inserção da sociologia na educação
Compreendendo que a educação se dá no contexto de uma sociedade, busca-se apreender o sentido, importância e objetivo do estudo da sociologia no meio educativo a fim de desvelar a realidade social.
Para compreender o sentido da sociologia na educação devemos, antes, compreender quais são seus objetivos e qual sua importância educacional . Isso significa estabelecer parâmetros de analise, dimensionar o sentido da disciplina, buscar compreender o que ela tem de específico e qual sua contribuição no processo educativo.
A sociologia nasce como instrumento de questionamento, e se firma no pensamento crítico, mas não no pensamento crítico isolado e sim ao lado das demais disciplinas humanísticas. O objetivo da sociologia na educaç é contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, promovendo nos alunos o contato com a realidade deles, bem como, o confronto com realidades distantes e culturalmente diferentes, permitindo o “distanciamento” e a
“aproximação” de realidades. Tais conceitos sociológicos trabalhados em sala de aula levam o aluno ao desenvolvimento da consciência crítica. A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Tanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, como as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos neste processo são analisados por esta disciplina.
A Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade socioeducacional e os processos educacionais de socialização. Tem como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Durkheim é o primeiro a ter uma Sociologia da Educação sistematizada em obras como Educação e Sociologia, A Evolução Pedagógica na França e Educação Moral.
A