Análise da influência da concentração de substrato, ph e temperatura sobre a cinética enzimática da invertase
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE SUBSTRATO, PH E TEMPERATURA SOBRE A CINÉTICA ENZIMÁTICA DA INVERTASE
|Uberlândia, 23 de abril de 2012 |Nota: data de correção:.../..... |
1 - OBJETIVOS
Analisar a influência das condições de reacionais de temperatura, concentração e pH no desempenho da enzima invertase na catálise da hidrólise da sacarose em açucares redutores (glicose e frutose). Para isso foram necessários os seguintes procedimentos:
- Construção de uma curva de calibração relacionando linearmente a concentração de açucares redutores em dada solução com a absorbância lida em equipamento de espectrofotometria.
- Análise da influência da concentração sobre a cinética enzimática descrita e ajuste dos dados de velocidade de reação em função da concentração de substrato pelo modelo proposto por Michaelis-Menten, determinando assim os parâmetros que descrevem essa reação.
- Análise da influência do pH sobre a cinética enzimática, seguida pela determinação do pH ótimo para a operação da reação, ou seja, aquele que apresenta maior velocidade de reação.
- Análise da influência da temperatura sobre a velocidade reacional, assim como a localização das fases de ativação e desnaturação da enzima e calculo das energia de ativação respectivas a cada fase.
2 -TRATAMENTO DE DADOS
2.1. Curva de calibração
De modo a relacionar a concentração de açucares redutores (cAR) presente no reator através da espectrofotometria foi necessária a calibração do mesmo. Assim foram utilizadas soluções com diferentes concentrações de açúcar redutor (glicose) que após aquecimento na presença de DNS permitiu a obtenção de diferentes leituras de absorbância (Abs) no espectrofotômetro (utilizando para isso um comprimento de onda