Análise da Economia
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS- DECET
ECONOMIA APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RELATÓRIO SUBMETIDO POR:
DANIELA NUNES DOS SANTOS FERREIRA
JADE OLIVEIRA
MARIANA RAMOS
MAYESK ALVES
ANÁLISE DA ECONOMIA BRASILEIRA
ILHÉUS/ BA
2013
INTRODUÇÃO
O presente relatório integra uma análise e discussão referente à economia brasileira frente à disparidade de visões no âmbito econômico. A problemática abordada terá como finalidade discorrer sobre a ascensão econômica: Como garantir e controlar as despesas das famílias e do governo, para aumentar a poupança e consequentemente os investimentos, e/ou ampliar os gastos públicos e das famílias para estimular a demanda agregada, gerando redução da poupança?
De acordo com o corresponde termo de referência, este relatório tem por objetivo analisar o crescimento da economia brasileira, com o auxílio de dados reais e estatísticos dos agregados macroeconômicos.
ANÁLISE DA ECONOMIA BRASILEIRA
Atualmente a economia brasileira vem enfrentando um desafio no que diz respeito ao crescimento econômico. Como controlar as controlar as despesas das famílias e do governo, para aumentar a poupança e consequentemente os investimentos, e/ou ampliar os gastos públicos e das famílias para estimular a demanda agregada, gerando redução da poupança?
Dados constatados pelo IBGE dizem que: A economia brasileira fechou 2012 com um crescimento de 0.9%. O resultado ficou muito longe dos 4% esperados pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, no final de 2011, apesar das várias medidas de estímulo anunciadas ao longo do ano, foi o pior desde 2009, quando o Produto Interno Bruto (PIB) havia registrado recuo de 0,3%.
Sabe –se que o PIB ( Produto Interno Bruto) é a totalização da riqueza produzida por um país. O PIB constitui-se por três setores: o setor primário composto pela agropecuária e constitui 5% do indicador.O setor secundário constituído pela indústria,