Análise da concorrencia
Se você conhece o seu inimigo tão bem como a si mesmo, você não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não conhece o inimigo, para cada vitória conquistada você sofrerá uma derrota. Se você não conhece o inimigo nem a si mesmo, você sucumbirá em todas as batalhas.
SUN TZU
Benchmarking competitivo Benchmarking competitivo é o processo de medir as estratégias de sua empresa, e as operações contra as empresas top em suas classes, dentro ou fora de seu setor (Swain, 1993). O motivo é identificar as melhores práticas que podem ser adotadas ou adaptadas para melhorar seu próprio desempenho. O benchmarking geralmente inclui quatro passos.
Identificando contra quem usar o benchmarking Líderes do setor são empresas óbvias para comparar suas atividades. Essencial para essa análise será identificar as chaves para o sucesso no mercado. O que elas fazem de diferente dos outros? O que faz a diferença em suas operações? Por que elas são as vitoriosas? O benchmarking, entretanto, pode ser também empreendido contra menores participantes no mercado em geral. Novos concorrentes ou menores, empresas mais focadas, podem ter pontos fortes particulares que poderiam ser aprendidos pela empresa. Esses pontos fortes podem estar em uma maneira peculiar em suas operações, em vez de suas operações no total. Uma empresa pode ser um exemplar, isto é, em termos de atendimento ao cliente, enquanto outra pode ser a melhor no setor em controle de custos. Finalmente, empresas podem usar o benchmarking em atividades específicas (tais como procura e compra) de empresas fora de seu setor imediato, de onde lições podem ser transferidas. Identificando que aspectos do mercado usar em seu benchmarking Todos os aspectos de negócios ao longo da cadeia de valores completa são alvos para se usar o benchmarking. Recursos escassos e constrangimentos de tempo, geralmente, ditam a seleção de alguns poucos processos centrais-chave para um