Análise da Concentração na Indústria Cervejeira Brasileira no período entre 1989 e 2011
Guilherme Zim Zaniol1
Julio Cesar de Oliveira2
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a evolução da concentração na indústria brasileira de produção de cerveja no período de 1989 a 2011, segregando-o entre dois períodos: antes e depois da fusão que originou a AmBev. O estudo procura mostrar os antecedentes à criação da AmBev, bem como o comportamento do setor depois da sua criação. A análise permitiu a conclusão de que houve aumento da concentração durante o período referido, como também houve significativo impacto do surgimento da AmBev no mercado.
Palavras-chave: concentração industrial, medidas de concentração, indústria cervejeira brasileira.
JEL: L11, L22.
Abstract
This article analyzese the evolution of the industrial concentration in the brazilian brewery industry, between 1989 and 2011, segregated in before and past the fusion that created AmBev. This study seeks to show the market brewer before the creation of AmBev, as well as behavior of this sector after its creation. The analysis allowed to conclude that there was an increase of industrial concentration during that period, and that the emergence of AmBev had impacted in the market.
Key-words: industrial concentration, concentration measures, Brazilian beer industry.
JEL: L11, L22.
Introdução
A indústria cervejeira brasileira foi responsável pela produção de 10,6 bilhões de litros de cerveja em 2008, que renderam faturamento estimado em 26 bilhões de reais. Estes fatos fizeram do Brasil o quarto maior produtor de cerveja do mundo. A fabricação da cerveja é feita em cerca de 70 fábricas e estima-se que a capacidade produtiva do país atinja a 11,8 bilhões de litros anuais (Lafis, 2009). Em nível mundial trata-se de um setor notadamente importante e tradicional, e que, principalmente nas últimas décadas, tem sofrido um processo global de concentração.
O objetivo deste artigo