Análise da ação pedagógica
DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
ANÁLISE DA AÇÃO PEDAGÓGICA
Aspectos a serem observados em sala de aula
O professor tem autonomia para trabalhar a metodologia que ele entende como a mais correta. Contudo, observa-se em sala de aula que em muitos casos o docente utiliza-se de várias metodologias, alternando-as, para alcançar o resultado almejado.
De acordo com o relato de professores, á pratica pedagógica a cada dia torna-se mais complicada. As salas de aula estão cada vez mais compostas por alunos heterogêneos, e cada um apresenta uma especificidade que necessita ser trabalhada de formas variadas.
O professor mesmo trabalhando com determinada série, não consegue aplicar a mesma atividade com a sala toda. Isso ocorre porque os alunos não apresentam mais um padrão igual de aprendizagem como se pensava há tempos atrás.
As turmas apresentam alunos com muita dificuldade nos conteúdos ao mesmo tempo em que apresentam alunos com grande facilidade na compreensão dos conteúdos. Cabe ao professor mediar à forma de ensinar de acordo com o jeito de cada aluno aprender. Nessa situação, a prática do professor se complica ao passo que ele tem uma sala lotada, o que compromete o ensino e acompanhamento individualizado, como necessita uma sala heterogênea.
O que desmotiva o professor, não são as dificuldades de aprendizagem dos alunos, mais sim, a falta de condições de poder realizar um bom trabalho frente às necessidades apresentadas pelos alunos.
Com certeza todo professor acredita na capacidade do aluno em aprender, e todos podem aprender. O que acontece é que uns tem mais facilidade na aprendizagem e podem até aprender sozinhos, com pouco estimulo. No entanto, existem aqueles alunos que apresentam grande dificuldade, que precisam de acompanhamento e um atendimento individualizado do professor.
O docente tem sua bagagem composta por tudo àquilo que aprendeu sobre ensino-aprendizagem desde a sua graduação. Entretanto, esse