Análise crítica
|[pic] |
Universidade Estadual de Goiás Curso: tecnologia em agronegócio Acadêmico: Karla Mendes de Oliveira Docente: Jannekelly Disciplina: português
Analise critica do curta-metragem “vida Maria”. Marcio Ramos
O curta vida Maria retrata a escassez de conhecimento e informação ainda presente em algumas regiões do país. Conta a historia de uma garota com aproximadamente 5 anos de idade chamada Maria José.Tinha como passagem para seus sonhos uma janela onde se debruçava com o lápis na Mao tentando escrever o seu nome .Devido a necessidade Maria é obrigada a deixar os sonhos pra traz para ajudar nos afazeres de casa. Abandonou o futuro que a mãe simplesmente dizia que era “desenhar nome”.
Assim Maria foi crescendo na mesma rotina de sempre, trabalhando todos os dias sem ao menos conhecer a importância da educação. Adquirindo assim a mesma concepção da mãe. Vivendo assim uma vida que não passava da cerca do rancho, assim perdendo ainda mais o seu sonho de ter uma educação diferente das gerações passadas. Aborda tal realidade vivida por muitas crianças no Brasil apesar de muitos não conhecerem essa e a realidade em algumas regiões.
O curta mostra os fatos acontecendo muito rápido dias, anos e gerações. No cumprimento de suas tarefas domesticas Maria conhece Antônio, que à conquista num simples gesto de cavalheirismo. Casam-se e logo depois a família cresce rapidamente. Como desde pequena Maria José era obrigada e se espelhar na mãe, entendeu se que assim as próximas gerações seguissem os mesmos passos.
Com isso Maria José repete o mesmo feito da mãe com sua filha Maria de Lurdes. Retira da filha a oportunidade de mudar realidade do sertão, onde muitas crianças trabalham ao invés de estudar. Assim como era de ser esperar