Análise Crítica e Proposta de Valorização da Geira Romana
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
3º Ano - Turismo
Museu e Território
Análise Crítica da Proposta de Valorização da Via Nova: Geira Romana
Yorick Viche nº11207
Ano Lectivo: 2012/2013
Docente: Olga Matos
Data de Entrega: 13 de Junho de 2013
ÍNDICE
Apêndice
Anexos
I- Introdução
“O concelho de Terras de Bouro, situado em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e percorrido pelas bacias do Cávado e Homem, é riquíssimo em história, tradições e paisagens deslumbrantes.
A fauna e a flora variadas, os recursos termais, hidrológicos, a oferta de condições naturais e artificiais para a prática de desportos de montanha e náuticos, fazem de Terras de Bouro uma região de procura turística por excelência.
Associadas a estas potencialidades encontramos instituições e infra-estruturas que tornam este território de montanha bem conhecido, com referência no país e no mundo, a saber pelo santuário do S. Bento da Porta Aberta com as suas romarias, o Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas, as termas e a serra do Gerês como ponto nevrálgico e emblemático do Parque Nacional, as albufeiras da Caniçada e de Vilarinho das Furnas, a via Romana XVIII (Geira), que ligava Bracara Augusta a Astorga com o conjunto de miliários epigrafados e a sua história multissecular, a fronteira da Portela do Homem e o relacionamento ancestral com os povos da Galiza, o Centro de Artesanato de Covide e de Brufe, o Centro Náutico de Rio Caldo, a Água do Fastio, o turismo no espaço rural, os miradouros e as cascatas na Serra do Gerês.
Para acolhimento, Terras de Bouro oferece dezenas de unidades hoteleiras, Pousada da Juventude, Parques de Campismo e modalidades de alojamento de turismo rural, que constituem as mais-valias das nossas aldeias, revitalizadas no âmbito do programa de iniciativa Leader.
Em toda a região, na sua vasta rede de restaurantes, pensões e hotéis, podemos apreciar