Análise crítica - texto: uma história de movimentos
TEXTO: Uma História de Movimentos
Apropriação e uso do território :criação de sistemas de comunicação e transportes;
Tudo gira em torno de transporte de animais, mercadorias nas estradas que servem de instrumentos para comunicação;
Urbanização-
Propostas de renovação, construção/reconstrução de cidades:Recife, Belo Horizonte e Brasília;
Apropriação das “cidades ideais”pelas classes populares;
Criação das cidades satélites
Desigualdade Social
Contradição entre as classes sociais
Necessidade de referências estáveis e duradouras;
- Referente a presença do capitalismo no Brasil houve um grande crescimento econômico, porém pouco desenvolvimento
A história de um território é uma historia de movimentos e o ato de apropriar-se e utilizar implica em construir um sistema de comunicações e de transportes que permita a sociedade o livre movimento das idéias e das coisas. No entanto, esse movimento está sempre sujeito a limitações físicas, institucionais ou culturais e é o grande responsável pela solidariedade entre os elementos do espaço. No texto, a autora cita exemplos das cidades Recife, Belo Horizonte e Brasília, sendo que ambas apresentam o fato em comum de que em diferentes momentos da história do território brasileiro o modo de pensar a estrutura e as relações de produção exigiram a concepção e implementação de projetos urbanos de grande vulto que trouxeram consigo modificações significativas nas varias dimensões da vida social.
Nos três exemplos, a estrutura urbana proposta foi submetida a qualificação social e o resultado foi formas de paisagem que alteraram o conceito inicial, introduzindo uma mobilidade criativa e imprevista no processo de apropriação e uso deste território.
Dessa maneira, a idéia presente em cada proposta de renovação ou de construção da cidade era de uma imagem ideal de cidade, porém a construção sobre um modelo que marca a história do