Análise Crítica sobre as teorias das Ciencias Contabeis
De Andrade Martins, Gilberto. Falando sobre Teorias e Modelos nas Ciências Contábeis. Atualidade Contábil. Brazilian Business Review (BBR), Vol.: 2, Nº 2; Jul / Dez 2005. Vitória-ES. Brasil. (131-144)
Introdução, objetivo e relevância.
Gilberto de Andrade Martins é mestre em Administração de empresas, doutor em administração de Empresas, é professor titular do Departamento de Contabilidade Atuária da faculdade de economia, administração e contabilidade da Universidade de São Paulo, apresenta neste artigo o que são teorias e modelos, especificando cada uma utilizando falas de outros autores.
Objetivo do autor
O autor ao escrever este artigo tem como objetivo discorrer sobre o que é, e como são formadas as teorias e os modelos, e ao final exemplifica uma teoria utilizando um ramo das Ciências Contábeis.
Quais os argumentos do autor, como o desenvolveu?
O autor se argumentou nas diferentes teorias e modelos, ele baseia se em textos de outros autores fazendo uma junção entre eles e entre sua opinião. Também se utiliza de exemplos para demonstrar onde são aplicados e como são aplicados os tipos de teorias e modelos citados no artigo.
Conclusões do autor
O autor conclui que todas as ciências sem exceções, sejam elas ciências exatas, humanas, sociais, todas estão baseadas em teorias e modelos. Para existir ciências é preciso teorias, as teorias têm papel fundamental em todas as áreas, pois é a partir delas que se chega a conclusões.
Análise crítica
Ao escrever seu artigo, Gilberto de Andrade Martins, utilizou várias vezes citações de outros autores a respeito do assunto e com isso deve ser destacada a possível confusão de quem escreveu essas citações, pois ao acabar de ler o artigo pode-se esquecer quais autores foram utilizados durante a construção do artigo. Questões para debate
São algumas questões a derem analisadas: Existem alguns tipos