ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO ‘POR UMA VIDA MELHOR’
Letras
RAEME SILVIA DE MELO GOMES ALVES
ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO ‘POR UMA VIDA MELHOR’
Maceió
2013
RAEME SILVIA DE MELO GOMES ALVES
ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO ‘POR UMA VIDA MELHOR’
Trabalho apresentado ao Curso de LETRAS da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Mátodos e Técnicas de Pesquisa; Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa I; Língua Portuguesa I; Conceitos Gerais; Língua Latina; Educação a Distância. Orientado pelos professores: Eliane Provate; Ana Paula; Juliana Fogaça; Celso Leopoldo; Ana Maria Valle.
Maceió
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo produzir uma análise sucinta do primeiro capítulo do livro didático ‘Por uma Vida Melhor’, da coleção ‘Viver e Aprender’, distribuido pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA) a 484.195 alunos e 4.236 escolas. Vale salientar, que o livro em questão foi alvo de austeras críticas no ano de 2011, por apresentar enunciados que fogem dos padrões normativo da língua. De acordo com o MEC, a autora da obra Heloísa Ramos, ao produzir esses enunciados, objetivava instigar os alunos a refletir sobre o uso da língua nas diferentes situações comunicativas. É importante ressaltar, que o nosso trabalho está direcionado à luz dos conceitos de norma, variações linguísticas e tipos de gramática, não cabendo a nós julgamentos e conclusões intransigentes sem qualquer respaldo teórico.
CERTO OU ERRADO? EIS A QUESTÃO!
A polêmica criada em cima do livro didático ‘Por uma Vida Melhor’, se deu quando um portal da internet fez uma reportagem destacando trechos de uma única página retirando-os do contexto que estavam inseridos, como: “Posso falar ‘os