Análise crítica do Filme Pão e Rosas
1. A ética profissional dos personagens Maya, Rosa e Sam
Maya é uma jovem mexicana sem experiência mas determinada, possui um senso de cooperação e atitudes que visam ajudar os amigos no ambiente de trabalho. Já sua irmã Rosa tem ações e comportamentos que visão somente seu bem estar e de sua família sem importar o preço. Por sua vez, Sam apaixonado e ativista sindical luta pela educação, respeito e direitos dos funcionários.
2. O perfil do profissional de RH do personagem Perez Perez é um profissional de recursos humanos arbitrário, intimidador, despreparado, indiferente e cruel. Qualquer colaborador que seja, que o tivesse como chefe, logo chegaria a mesma conclusão.
3. O clima organizacional que permeia nos ambientes de trabalho O clima que predominava o ambiente daquela empresa, não era nada bom, pois a classe trabalhadora, passavam os dias temerosos, não tinha nenhum tipo de valorização de seus trabalhos, não existia satisfação ao contrário somente a necessidade de sobrevivência.
4. A violação dos direitos do trabalho expondo as situações vivenciadas pelos personagens Salário abaixo da categoria, valor do vale alimentação reduzido, carga horária abusiva, não possuíam assistência médica e sofriam abuso de poder por parte do chefe Perez.
5. O papel do sindicato e o movimento organizado Foi essencial para que houvesse uma mudança na realidade daqueles colaboradores. O sindicato despertou o sentimento de coletividade por parte desses trabalhadores subordinados e acabou abrindo os olhos para a real consciência da classe, que se engajam em uma campanha em defesa dos direitos trabalhistas.