Análise critica do processo politico brasileiro: desafios e perspectivas
GESTÃO PÚBLICA
Aluno: Ailton Carlos Alves Torres.
Trabalho: Análise critica do processo político, seus desafios e perspectivas.
Quando se pronuncia a palavra Política, no senso comum já se remete a corrupção, politicagem, roubalheira, etc. Entretanto, Política passa longe de ser esses adjetivos, pois é a ciência que trata da busca do bem comum e da promoção da felicidade humana.
Mas é bem verdade, que no processo estrutural e na conjuntura do nosso país, pessoas se usam da política e tiram o sentido tácito dessa arte para buscar os seus próprios interesses, caminhando totalmente ao contrário do que é Política. O nosso Brasil, mesmo com recentes conquistas como a Lei de Responsabilidade Fiscal, ainda continua a enfrentar tempos difíceis na política.
Os maiores desafios enfrentados na política brasileira reside exatamente no fato da corrupção/desvio de recursos públicos, na otimização dos gastos públicos e no direcionamento de políticas públicas. A corrupção representa o pior problema enfrentado na política brasileira, seja na compra dos votos de eleitores e de representantes do Poder Legislativo, seja no desvio de recursos públicos para atender necessidades pessoais. Comprar representação significa perda de democracia para o Estado brasileiro e perda de controle social sobre o Executivo; E desvio de recursos representa investimentos públicos incompletos e muita das vezes mal feitos, o que gera problemas futuros para a população. O segundo desafio é a falta de otimização dos gastos públicos, ou seja, o Governo muitas das vezes não sabe gastar os recursos públicos, esse desafio envolve problemas no planejamento, nas licitações, na fiscalização dos investimentos e problemas de politicagem. O outro desafio é o direcionamento errado das políticas públicas, pois diversas vezes os itens inseridos na agenda governamental, não representam uma demanda urgente de políticas públicas, em outras palavras, gastos desnecessários.
Vê-se que