ANÁLISE COMPARADA DO ROMANCE CABO JOSINO VILOSO COM O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
547 palavras
3 páginas
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMOFACULDADE PIO DÉCIMO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL
RENATA VIANA DOS SANTOS
ANÁLISE COMPARADA A PARTIR DA OBRA CABO JOSINO VILOSO (FRANCISCO J. C. DANTAS) COM O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA (LIMA BARRETO).
A figura do herói.
Aracaju
2014
RENATA VIANA DOS SANTOS
ANÁLISE COMPARADA A PARTIR DA OBRA CABO JOSINO VILOSO (FRANCISCO J. C. DANTAS) COM O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA (LIMA BARRETO).
A figura do herói.
Trabalho apresentado ao Curso de Letras Português/Espanhol da Faculdade Pio Décimo, para a disciplina de Literatura Comparada, no 5º período, sob orientação do professor Luiz Eduardo da Silva Andrade, como parte dos pré-requisitos de avaliação.
Aracaju
2014
INTRODUÇÃO
Cabo Josino Viloso é descrito sarcasticamente como um grande malandro, manhoso, medroso, soldado militar que a todo custo queria virar delegado do Alvide, interior do sertão, percebemos bem pela linguagem cheia de sextos verbais regionais, lugar pouco habitado, porém a seu ver necessitava de ordem e Josino estava disposto a impor a lei. Chegando lá ele assume a delegacia, com o objetivo tornar-se delegado do Alvide a todo custo, para servir ao governo, lidando sempre com as pessoas e tentando resolver todos os problemas que apareciam à frente. Como é descrito no livro, ele chega sem dinheiro, pobre, todo desengonçado, com a farda gasta, mas logo se adapta ao local e com todos ao seu redor. Buscava uma crescer na profissão naquele lugar, queria ser bem visto pela sociedade e reconhecido financeiramente pelo governo. Uma das suas características é a esperteza, que é citada quando ele falava em religião, falando de Deus e enganando o povo com suas filosofias malucas fazendo com que todos cheguem a ele. Inventou um tal de compadrio, onde ele apadrinhava os filhos do pessoal da região para ser respeitado, e terminou dando