Análise Combinatória
O fatorial de um número n (n pertence ao conjunto dos números naturais) é sempre o produto de todos os seus antecessores, incluindo si próprio e excluindo o zero. A representação é feita pelo número fatorial seguido do sinal de exclamação, n! . Exemplo de número fatorial:
Análise combinatória:
A análise combinatória é um dos tópicos que a matemática é dividida, responsável pelo estudo de critérios para a representação da quantidade de possibilidades de acontecer um agrupamento sem que seja preciso desenvolvê-los. Análise combinatória é um estudo realizado na matemática e na lógica, responsável pela análise das possibilidades e das combinações. Observe alguns exemplos de exercícios que são resolvidos utilizando análise combinatória.
Onde aplicamos a analise combinatória:
Em muitas áreas podemos utilizar a análise combinatória, aqui estão algumas delas:.
Têm-se sete pigmentos, quantas cores são possível misturando-se dois pigmentos? Três pigmentos?. Para decoradores
Quanto tipo de drinques poderá fazer, ao misturarmos diversos tipos de bebidas? Válidos para barmen, e pessoas que querem fazer um novo drink.
Quanto acorde poderá ter, ao combinarmos uma quantidade se notas musicais? Servem para compositores e músicos, de um modo geral.
Quanto tipo de trajes terá ao combinarmos nossas peças de roupas? Servem para estilistas e para quem quer compor um novo traje, com suas próprias roupas.
De quantos modos poderemos arrumar um cômodo de uma casa, com os móveis que possuímos? Servem também para os decoradores, e para os que procuram uma melhor disposição de seus móveis em suas residências.
Em Genética também a Análise Combinatória podemos ter utilidades.
Um casal , sendo um com olhos, cabelos, tons de pele diferentes. Quantos tipos de fenótipos e de genótipos poderem ter?
Quantos códigos poderemos obter , com palavras e números?
Servem para matemáticos, para criadores e decifradores de códigos, serviço secreto,