Análise clinica e toxicologica
Análise Clinica
A análise clinica é um ramo de trabalho que estuda as substâncias de formas para coletar dados do paciente. Essas análises são feitas com base no que o médico pede para ser coletado e é levado para os laboratórios para ser feito o diagnóstico. Essas análises podem ser elaboradas por vários tipos de profissionais como: farmacêuticos, bioquímicos, médicos ou biomédicos, sendo que esses devem ter o conhecimento necessário na área de análise clínica e também tem de estar segundo a organização que fiscaliza a área: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Farmacêuticos também podem realizar análise clínicas, com exames citológicos, de biologia molecular, microbiológico e outros. Existe um grande número de farmacêuticos trabalhando nessa área de análises clínicas, em diversas áreas, tanto com laboratórios de análises como em farmácias. Além da atuação na realização do exame, o farmacêutico ainda pode sugerir algum remédio, dependendo do resultado.
Os materiais mais frequentemente pedidos para análise clínica são fezes, urina, sangue e expectoração. A maioria, fora o sangue, pode ser colhida em casa e fica aos cuidados do paciente até a data de entrega para quem for analisar o material. Já em ambiente hospitalar é possível o acolhimento de outros materiais para análise, como pus, líquido sinovial, pleural e outros. Já entre os exames mais pedidos, estão o hemograma, bioquímica do sangue, hemostasia, imunologia e os exames parasitológicos, os quais precisam do recolhimento de, entre outras substâncias, as fezes. Para recolhimento desses dois materiais, recomenda-se:
URINA:
Não é necessário jejum;Usar o material cedido pelo hospital;Para homens: não colher o “primeiro jato”, começar a colher no meio da micção;
Para mulheres: não colher urina se estiver usando alguma pomada ou em período de menstruação;
Coletar a primeira urina da manhã ou de duas horas após a última micção;
Não esquecer de