Análise Casos Ética Relacional
3º Ano
Ética Relacional
Docente: Dr. Barbosa
26 de Setembro de 2014
Caso Clínico 1
Paciente, do sexo masculino, com 66 anos de idade, portador de neoplasia do pulmão em estádio avançado, com diversas metástases ósseas e cerebrais.
Internado por dificuldade respiratória progressiva. O paciente, bem como a sua família tem conhecimento do seu diagnóstico. No primeiro dia de internamento o paciente pede ao seu médico assistente para que não instituía nenhuma medida terapêutica extraordinária e que acelere a sua morte por está em extremo sofrimento. A família tem conhecimento da vontade do paciente e fica dividida, pois acham que devem ser atendidos os desejos finais do seu ente querido mas por outro lado acham que os médicos deveriam fazer tudo o que estiver ao seu alcance para manter o paciente vivo.
A situação clínica do doente piora mas o mesmo recusa a medicação, e é apoiado pela sua esposa, o falecimento ocorre em 3 dias.
Valores em conflito
Santidade da vida- tomar todas as medidas no sentido de manter o paciente vivo.
Qualidade da vida - não realizar esforços para salvar a vida do paciente, atendendo à sua vontade.
Curso intermédio de acção
1. Pedir à família para conversar com o paciente sobre os seus desejos finais.
2. Facilitar uma reunião conjunta entre os médicos e os filhos
3. Definir um prazo a partir do qual, em caso de não melhoria da situação de saúde, os esforços devem cessar
4. Solicitar o parecer da comissão de ética do hospital
Curso óptimo proposto A reunião das 3 primeiras e caso não se chegasse a um consenso pedir ajuda ao conselho de ética do hospital.
Caso Clínico 2
Uma paciente de cinco anos de idade com insuficiência renal progressiva não tem conseguido adaptar-se bem à hemodiálise crónica. A equipa médica está a considerar a possibilidade de realizar um transplante renal, mas a sua probabilidade de sucesso, neste caso, é "questionável". Contudo, existe uma