Análise Casa do Turista Sorocaba
Bacharelado em Turismo
Disciplina: Sistema de Comunicações e Informações Turísticas
Docente: Claudia Maria AstorinoDiscente: Beatriz Cressio DeboniAnálise crítica da Casa do Turista em Sorocaba
Sorocaba
2013
No dia 1 de novembro de 2013foi realizada uma à visita Casa do Turista em Sorocaba com o intuito de analisar a infra-estrutura e o serviço oferecido aos turistas ou para quem procura alguma informação sobre a cidade.
Para uma melhor analise, foi criada uma situação fictícia, de maneira que os funcionários da Casa do Turista não soubessem que estavam atendendo estudantes de turismo. A situação criada foi realizada junto com o auxílio do também estudante Luiz Carlos Beteghelli Neto, nos passando por um casal do município de Araras que vieram passar o final de semana para reencontrar alguns amigos.
Ao chegarmos na Casa do Turista havia uma senhora limpando a sala onde são realizados os atendimentos aos visitantes e não havia nenhum funcionário, até que a senha da limpeza chamou a primeira funcionária que nos atendeu, chamada Dirce. Assim que Dirce nos atendeu chegou o segundo funcionário, chamado Gumercindo.
Assim que fomos atendidos pelos dois funcionários, solicitamos informações de hospedagens na cidade e o funcionário Gumercindo sugeriu o Ibis hotel que é localizado no Campolim, por ser um bairro nobre e com opções de alimentação e lazer. Também foi sugerido o hotel Salimas que se localiza no Shopping Panorâmico, por possuir um valor um pouco menor que o hotel Ibis e ainda continuar próximo ao bairro do Campolim. O funcionário também citou um hotel localizado no centro de Sorocaba, porém ele mesmo disse que não recomendava, pois além de a noite não ter muita circulação e opções de lazer, também existe o problema da prostituição, mesmo que a cidade tente combater esse tipo de prática. Ao tentar indicar como chegar no hotel Ibis a funcionária Dirce abriu o mapa de Sorocaba no computador e o