Análise Bom Crioulo
ANÁLISE DO LIVRO BOM CRIOULO
Alunos: Emerson, Murilo e Caetano
Ano: 2 em
CURITIBA
2014
Introdução O trabalho a seguir foi composto com base no livro “O Bom Crioulo” de Adolfo Caminha. Nesse trabalho, comentamos sobre várias características e detalhes da estória, analisando o comportamento das personagens, o contexto social e seus problemas, além de alguns aspectos da literatura realista presentes nela.
1 Dados técnicos do livro “O Bom Crioulo”: autor, “Foco Narrativo”, “Tempo” e “Espaço” da Narrativa:
2 Caracterização dos personagens principais do livro: o bom crioulo Amaro e o grumete Aleixo:
Amaro é mencionado pelo narrador com uma grande estatura, pele de cor negra, corpo "colossal" e um "formidável sistema de músculos”, além de uma morbidez patológica de toda uma geração decadente e enervada, veio de uma fazenda não abolicionista, e usa razão de estar na Marinha é que fugira da escravidão e se refugiou na Marinha, e uma de suas obrigações era proteger Aleijo de confusões. Quando não era controlado por bebidas era um homem tranquilo que não se metia em brigas e coisas do tipo, porém quando ingeria bebida alcoólica virava um animal fora de controle. Já Aleixo era um jovem e loiro adolescente do sul do Brasil, pele de cor branca, de baixa estatura, não continha uma boa força física, era do estado de Santa Catarina, seus pais eram pobres e o mandaram para marinha a fim de sobreviver a pobreza, já que era filho de pescadores catarinenses. Era um moço ingênuo que não conhecia as maldades da vida, percebendo que se ficasse ao lado dele, poderia ganhar sua proteção. Assim, ele deixa Amaro realizar seus desejos sexuais, mesmo o grumete não sentindo o mesmo por ele.
Amaro sentia um grande amor por Aleixo. Contudo, este não gozava do mesmo sentimento. Isso pode ser percebido no livro pelo fato