Análise bioquímica do fluido salivar de indivíduos portadores de doença
1. Diferencie gengivite de periodontite:
A gengivite é um processo inflamatório da gengiva, no qual o epitélio juncional, ainda que alterado pela doença, está próximo à ou na junção cemento-esmalte, aderido ao dente. Na periodontite, ocorre a destruição do ligamento periodontal, do cemento e do osso alveolar, os quais conferem sustentação ao dente. Isso está associado à migração apical do epitélio juncional em direção ao ápice radicular.
Portanto, por definição a periodontite acontece quando o epitélio juncional migra apicalmente da junção cemento-esmalte para a raiz.
2. Classifique 2º a AAP (1999) as doenças periodontais:
A Academia Americana de Periodontologia (AAP) adotou, em 1999, a seguinte classificação para as doenças periodontais:
I – Doenças gengivais;
II – Periodontite crônica;
III – Periodontite agressiva;
IV – Periodontite como manifestação de doença sistêmica;
V – Doenças periodontais necrosantes;
VI – Abcessos do periodonto;
VII – Periodontite associada a lesões endodônticas;
VIII – Condições e deformidades de desenvolvimento ou adquiridas.
3. Comente sobre: a) Saliva
A saliva é um fluido de origem glandular que recobre as superfícies bucais e possui propriedades físico-químicas extremamente variadas.
b) Secreção salivar A secreção salivar é induzida por estímulos psíquicos, mecânicos, físicos, químicos e biológicos, e o fluxo salivar estimulado varia de 1,0 a 1,5 mL/min.
c) Composição salivar
A composição salivar também é muito diferenciada e inclui íons como cálcio, fosfato, bicarbonato, fluoreto, sódio e potássio, substâncias orgânicas como glicoproteínas, enzimas digestivas, glicose e uréia, além de restos alimentares, microrganismos, produtos do metabolismo bacteriano, células que descamam do epitélio oral, muco da cavidade nasal e da faringe, fluido transudato da mucosa e exsudato dos sulcos gengivais.
d) pH