Análise Bacteriológica da água
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL
Análise Bacteriológica de Água
Aluno: Luann Karlos Alves da Silva
Professor: Olga Martins Marques
Curso: Engenharia Química
Disciplina: Microbiologia Industrial
Recife, Março de 2013
INTRODUÇÃO
Os organismos vivos necessitam de uma ampla variedade de compostos para seu crescimento, reparo, manutenção e reprodução, destes compostos a água é um dos mais importantes e abundantes, sendo vital aos organismos (GALETI, 1983; TORTORA et al., 2005). Estima-se que cerca de 70% da superfície terrestre encontra-se coberta pelas águas, deste total 97,5% constitui-se de água salgada e apenas 2,5% de água doce (BORGUETTI et al.,2004).
O controle da qualidade da água de abastecimento merece um enfoque especial, pois de acordo com Freitas et al. (2001) e Black (2002) através dela é possível a contaminação por agentes químicos e a proliferação de diversos microrganismos, causando assim doenças ao homem e aos animais, além de ser uma questão relevante para a Saúde Pública, pois o consumo de água livre de microrganismos patogênicos, ou substâncias e elementos químicos prejudiciais à saúde, constitui-se em ação eficaz de prevenção das doenças causadas pela mesma (SILVA et al., 2003; LIBÂNIO et al., 2005).
As principais fontes de contaminação dos recursos hídricos são: esgotos de cidades sem tratamento que são lançados em rios e lagos; aterros sanitários que afetam os lençóis freáticos, os defensivos agrícolas que escoam com a chuva sendo arrastados para os rios e lagos, os garimpos que lançam produtos químicos, como o mercúrio, em rios e córregos e as indústrias que utilizam os rios como carreadores de seus resíduos tóxicos. Como resultado dos baixos índices de tratamento no país, 65% das internações hospitalares são devidas às doenças transmitidas pela água, como por