Análise aço 1020
Análise do Aço 1020
Objetivo:
Através de uma série de procedimentos e experimentos, constituindo a análise do Aço 1020, compreender as propriedades do material, aperfeiçoando e compreendendo da melhor forma o conteúdo visto e estudado durante o curso.
Materiais utilizados:
Aço 1020;
Cerra;
Lima;
Forno;
Desmoldante;
Baquelite em pó;
Lixas de diferentes gramaturas;
Politriz;
Alumina liquida;
Álcool isopropílico;
Nital ( 3% nita 97% álcool isoprópilico );
Microscópio.
Etapas do processo:
Após a escolha do tipo de aço, para iniciarmos o processo de análise medimos cerca de 3 cm da barra de aço e levamos o mesmo até a serra de corte retirando um pequeno pedaço do aço, sendo o suficiente para a realização da análise. Para maior segurança foi fechada a tampa superior da serra corte, para que, ao abaixarmos a alavanca para iniciarmos o corte, não teria o risco de acidentes como queimaduras, por exemplo;
A amostra foi retirada da serra com algumas rebarbas, por isso realizamos a limagem, deixando o aço sem as indesejáveis rebarbas.
Levamos o mesmo até um forno onde adicionamos baquelite em pó, para fazer o embutimento do aço, assim como, desmoldante a fim de facilitar a remoção do aço do equipamento. Elevamos a temperatura até 180°C, deixando a peça no forno por exatos 22 (vinte e dois) minutos. O objetivo do embutimento com baquelite era proteger a peça dos demais procedimentos, evitando danos.
Retiramos a peça do forno com cuidado, devido à alta temperatura final, e a deixamos resfriar.
Com o aço embutido no baquelite e resfriado, realizamos o lixamento, com o objetivo de que os riscos do aço ficassem todos com o mesmo sentido. As lixas tinham diferentes gramaturas. O processo de lixamento foi iniciado da lixa mais grossa até as lixas de menor gramaturas, finalizando para um melhor acabamento.
Levamos a peça para a politriz onde adicionamos