Análise Aráribá Ciencias
* Visão aproblemática e ahistórica da Ciência.
Os conhecimentos são passados sem mostrar os problemas que lhe deram origem, qual foi sua evolução, as dificuldades encontradas, etc.
* Visão acumulativa de crescimento linear dos conhecimentos científicos.
“Apresenta os conhecimentos hoje aceites sem mostrar como eles foram alcançados, não se referindo as frequentes confrontações entre teorias rivais, as controvérsias cientificas, nem aos complexos processos de mudança.”
b) Menção de características que favorecem a compreensão do trabalho científico:
* A ausência de um “Método Científico” fechado, com etapas rígidas.
Método cientifico fechado e etapas rígidas ausentes. Em todos os capítulos o autor apresenta uma área chamada “De olho no tema”, onde estão presentes questões que instigam o pensamento criativo do aluno e a pensar em situações do cotidiano em que se aplica a matéria para melhor entendimento e assimilação da matéria. (Pág. 133)
* A construção do conhecimento científico a partir de pressupostos que influenciam na observação e na interpretação de fenômenos.
A construção do conhecimento cientifico é feita através de teorias e exemplos pressupostos, portanto qualquer observação ou interpretação dos fenômenos serão realizadas sob influencia dessas teorias já existentes. (Ex. pag 48 / A fabricação do aço)
* O conhecimento científico apresentado como não sendo construído pontualmente, existindo uma série de interações e relações entre teorias.
O conteúdo de cada capitulo é explicado se utilizando de relações entre teorias vistas em capítulos anteriores, mostrando que para melhor entendimento do conteúdo apresentado é necessário o entendimento de teorias já apresentadas. (REESCREVER) (Ex. pag 42 / Distribuição eletrônica / Necessário entendimento de teorias como a dos átomos e elétrons, explicada em capítulos anteriores.)
c) As atividades propostas e exercícios:
* Encorajam os