ANÁLISE AMBIENTAL DAS CAVIDADES DO LAJEDO DE SOLEDADE – APODI – RN
ANÁLISE AMBIENTAL DAS CAVIDADES DO LAJEDO DE SOLEDADE – APODI – RN
Síntese: O estudo ocorreu no Lajedo de Soledade, localizado no município de Apodi – RN. Foi realizado um levantamento espeleológico das principais cavidades, com o intuito de descrever os impactos ambientais decorrentes de ações antrópicas; mapear as zonas de amortecimento e apresentar recomendações para mitigar os impactos do local.
Rossyanne Lopez Baracho rossyanne.baracho@alu.ufc.br Instituto de Ciências do Mar – Universidade Federal do Ceara (UFC)
Larisse Lopes da Silva
Instituto de Ciências do Mar – Universidade Federal do Ceara (UFC)
Vanessa Sancho Muniz
Instituto de Ciências do Mar – Universidade Federal do Ceara (UFC)
Marcelo de Oliveira Soares
Prof. Dr./Orientador - Instituto de Ciências do Mar – Universidade Federal do Ceara (UFC)
INTRODUÇÃO
O Lajedo de Soledade, localizado no distrito de Apodi, no Estado do Rio Grande do Norte, possui um grande valor paleontológico, arqueológico, histórico e espeleológico, devido conter variedade significativa de ravinas, cavernas, pinturas rupestres e fósseis.
Este trabalho tem como objetivos principais a descrição dos impactos ambientais da área ocasionados pela ação antrópica; mapeamento das zonas de amortecimento das cavidades e a apresentação de recomendações para uma gestão ambiental mais eficiente, de forma a diminuir os impactos. Objetivou-se um levantamento holístico da área sob o enfoque geoambiental.
O decreto n° 99.556/90 dispõe sobre a proteção das cavidades naturais subterrâneas existentes no território nacional, e outras providências. Nele, o art. 1° diz que as cavidades naturais subterrâneas que se encontram no território nacional constituem o patrimônio cultural brasileiro, e como tal será preservado e conservado de modo a tirar todos os possíveis proveitos destes. Logo as cavidades do Lajedo de Soledade, estão sobre proteção do Poder Público. Este trabalho