António damásio
-------------------------------------------------
Antónia Damásio Introdução Este trabalho tem como principais objectivos: * Conhecer o neurologista António Damásio; * Saber identificar as suas teorias, ideias e métodos de estudo; * Identificar os alicerces da mente; * Conhecer o funcionamento do cérebro humano e os seus comportamentos. Com este trabalho também é pretendido o conhecimento de um grande investidor que continua, ainda, a contribuir para o enriquecimento da ciência e ainda para a saúde de muitas pessoas com lesões graves no cérebro.
Biografia * Nasceu em Lisboa, em 1944; * Licenciou-se em Neurologia na Universidade de Lisboa; * Foi para os EUA como investigador do centro de pesquisas da afasia de Boston; * São as obras como, “O erro de Descartes”, “O sentimento de si” e “ Ao encontro de Espinosa” em que Damásio expõe as suas concepções fundamentais; * Neste momento tem 67 anos e integra a universidade de Iowa dirigindo o departamento de Neurologia do comportamento e neurociência cognitiva e o centro de investigação da doença de Alzheimer desta universidade.
A mente Antonino Damásio procura compreender a mente a partir do funcionamento do cérebro. Este rejeita a dicotomia corpo-mente, afirmando que a mente é uma produção do cérebro. Para Damásio, assim como os nossos sentidos nos dão a conhecer o mundo exterior através de processos de activação nervosa, as emoções são padrões de activação nervosa que correspondem a estados do nosso mundo interior.
EXEMPLO: Se vemos um cão com um ar feroz aproximar-se, esta imagem vai activar o sistema nervoso simpático: * o ritmo cardíaco acelera * a respiração fica mais rápida * a tensão muscular aumenta
Estas modificações corporais correspondem a uma emoção a que chamamos medo. O nosso cérebro regista esta informação, que pode vir