Antígona
Antígona era uma personagem da mitologia grega, uma das filhas incestuosas de Édipo e Jocasta. Era irmã de Ismênia, Polinice e Etéocles. Seu mito é descrito na famosa obra Antígona, do dramaturgo grego Sófocles, um dos mais importantes escritores de tragédias e apresentada até nossos dias.
Antigona, é uma figura da mitologia grega, irmã de Ismênia, Polinice e Etéocles, os filhos incestuosos de Édipo e Jocasta. Em uma outra versão, a mãe dos filhos de Édipo se chamava Eurygania, filha de Hiperphas. A versão clássica do mito sobre a Antígona é descrita na obra Antígona do dramaturgo grego Sófocles, um dos mais importantes escritores de tragédia. Esta obra é uma das três que compõe o que ficou conhecido como Trilogia Tebana, da qual também fazem parte Édipo Rei e Édipo em Colono. Essas três peças foram unidas posteriormente, e não faziam parte da mesma trilogia quando Sófocle as escreveu. Na verdade, cada uma era parte de uma trilogia diferente, mas apenas essas três peças chegaram aos dias de hoje.
Antígona, filha de Édipo - homem condenado por si próprio a uma maldição de miséria em vida é de certo modo herdeira e subjugada ao infortúnio do pai, antigo governante de Tebas. Sua história centrada na tragédia grega de Sófocles é explicitada após o fato de perder ambos os irmãos em uma guerra na qual eram inimigos e ver-se impedida de sepultar o perdedor.
Creonte, irmão de Jocasta - mãe e avó de Antígona, Ismênia, Eteócles e Policine - assume o poder de Tebas após o exílio de Édipo, a morte de sua irmã e de seus sobrinhos homens em uma guerra civil onde disputavam o poder herdado do pai. Como Creonte demonstrava simpatia por Eteócles, impediu através de um decreto. Antígona, contrariada sepulta o irmão.
Entra neste momento o dilema do poder e da