Antropologia
Disciplina: Antropologia Aplicada ao Serviço Social
Visão Social
Professor Especialista: Ma. Mariciane Mores Nunes
Tutora Presencial: Lúcia Medeiros
Acadêmicos:
Andresa de Oliveira: RA - 433013
Abrão Linconl: RA - 7705680724
Dulce Lilian Cardoso Rios: RA - 8115731081
Fernando Jacinto: RA - 433086
Maria Graça: RA - 412280
Uberlândia - MG
1
Antropologia e Serviço Social
Compreender é Auxiliar o Próximo
A antropologia (do grego anthropos – homem e logos – conhecimento), por exemplo, é a matéria que estuda o comportamento do ser humano. Compreendendo a reação de cada indivíduo em determinadas situações, o assistente social é capaz tratar um perfil do paciente e auxiliá-lo de maneira mais fácil.
A Antropologia Social tem como embasamento o estudo das relações e dos sistemas sociais que são próprios das diversas sociedades humanas. Esta classe de investigação se ocupa de comparar sistemas sociais no tempo e no espaço com a finalidade de verificar sua estrutura e os caracteres que distinguem cada forma de comportamento. Neste sentido, um dos fins principais da Antropologia Social é saber por que e como os homens se comportam de modo diferente segundo as sociedades em que vivem.
Uberlândia - MG
2
“Quarto de Despejo”
O livro, “Quarto de Despejo”: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus relata a sensibilidade, e a inteligência de uma mulher negra, pobre, favelada, marginalizada, mãe solteira, de 03 filhos de pais diferentes, que passou sua vida pelas ruas de São Paulo, na favela do Canindé catando papeis e ferros, pra alimentar seus filhos e a ela própria. Ela representava um padrão de mulher fora do sistema familiar esperado como natural da época. Ela nos mostra a dura realidade diária de suas vidas, escrevendo um Diário, onde nos mostra a miséria, o racismo a promiscuidade, a fome, da luta pela igualdade entre os sexos a dificuldade de convivência entre seus vizinhos, a solidariedade que não existia entre eles.
Apesar dos erros de