Antropologia
Centro de Educação a Distância
Curso Superior em Serviço Social Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Antropologia Aplicada ao Serviço Social
Profª. Ma. Mariciane Mores
Tutora presencial: Rosane Pandolfi
Cristalina-GO, 26 de novembro de 2013.
Nome dos Acadêmicos e
RA:
Benedita de Almeida
Camurugi
RA: 413456
Luciana Gomes de Amorim
RA: 432369
Luciene Rodrigues de França
RA: 413457
Paloma Regina de Souza
Rocha
RA 7981709227
Priscila Caetano de Oliveira
RA: 430911
Sidinei Antonio Gnoatto – RA:
425483
O Serviço Social e a pobreza
Em Quarto de despejo – diário de uma favelada , nota -se claramente que a autora desejou fazer um retrato escrito da miséria e a precariedade misturada à incorreta distribuição social de rendas as quais são submetidas aos favelados. O livro indica o retrato cotidiano da vida em naquela favela. O trecho que faz a citação de que ano mais se vê os corvos voando, mas margens do rio, perto dos lixos. Os homens desempregados substituíram os corvos e claramente a mostra de quanto e injusta é a distribuição da renda na sociedade.
Como citada anteriormente este é um relato da vida dos favelados, em destaques a autora do livro, uma vida de ' perigo' e incerteza do amanha, porém, uma vida onde alguns são felizes, como exemplo disso vimos a própria autora, que com seu trabalho esbanjava alegria, cantando, mostrando que mesmo em uma vida sem muitas regalias que a sociedade julga ser necessária.
Desemprego e suas consequências
A questão social abordada nos textos, trás consigo um retrato de uma situação constante e continua desde os tempos mais antigos, a dificuldade da sociedade. Como tal podemos adentrar no âmbito que faz citações expressivas e claras sobre o serviço social, exercidos pelas ONGs e assistentes sociais, onde vemos o contato direto com a inadequada forma de vida que passam as pessoas que vivem na situação de pobreza extrema.
Vendo por tal, podemos com um olhar na atualidade descartar, expor os