Antropologia
Escola de Serviço Social
Mariana Bezerra
Trabalho final de Antropologia
Professora:Denise Pirani
Belo Horizonte
2014
Grupo Social: Indígenas
Justificativa: O motivo social que me levou a trabalhar esse grupo foi a cultura genuinamente pura que vem sendo corrompida e destruída ao longo do tempo trazendo prejuízos e perdas de seus costumes.
Objetivo: Os dois aspectos escolhidos para serem desenvolvidos serão o contato dos indígenas com as drogas (sejam elas implícitas ou explícitas) e o alto índice de violência envolvendo os mesmos.
Desenvolvimento: Hoje no Brasil existe cerca de 900.000 indígenas em aproximadamente cerca de 240 tribos, ou seja, 0,4% da população total brasileira. “O governo reconheceu 690 territórios para a população indígena, que abrange cerca de 13% do território brasileiro. Quase todas estas terras (98,5%) encontram-se na Amazônia. Mas, apesar de cerca de metade dos índios brasileiros viverem fora da Amazônia, essas tribos ocupam somente 1,5% da área total reservada para os índios no país.” Mesmo depois de centenas de anos de contato com a sociedade de fora, os índios lutam para manter sua língua e seus costumes em vista do roubo e invasão da suas terras, que continua até hoje.
Podemos observar que nos dias atuais há uma grande falência desses costumes indígenas, decorrente até mesmo dessa tentativa de introdução da nossa sociedade moderna causando esse impacto e prejuízos a cultura deles.
Um grande dano a sociedade indígena hoje, são as drogas. Elas não só fazem estrago na saúde deles como também no convívio na comunidade , trazendo assim conflitos, discórdias e um comprometimento da harmonia entre eles. Pelo fato de eles não serem acostumados com bebidas alcoólicas por exemplo, acarreta também o aumento de violência entre eles e contra eles.
A violência também é um caso alarmante entre os indígenas, o abuso sexual de menores e