ANTROPOLOGIA
1. Observe atentamente a imagem abaixo (“Engraving After The Slave Market” de Gustave Boulanger):
Sobre sua interpretação, Segundo os preceitos da Antropologia, assinale a única alternativa inadequada:
A. a civilização romana se constituiu de um mosaico de povos distintos, aprofundando-se as dinâmicas de miscigenação já assistidas por séculos, onde não havia distinção portanto de ordem cultural ou rácica.
B.
Trata-se, em essência, de uma distinção cultural, que permitia, por exemplo, submeter e dominar o outro, entendido como bárbaro, em nome de uma cultura superior, signo de civilização.
C.
As civilizações clássicas – Grécia e Roma -, praticaram o escravismo com base fundamentalmente no princípio da distinção rácica e cultural, comumente confundidas como uma coisa só.
D.
Ainda que tenha se iniciado com a prática da escravidão por dívida, quando se tornou o eixo central da economia antiga o escravo já era, invariavelmente, aquele que de fora dos limites dos domínios dessas civilizações havia sido apresado; mais do que isso, por não pertencer à civilização greco-romana, não seria merecedor da categoria de humano.
E.
No contexto da civilização romana, da qual herdamos uma série de caracteres, a escravidão seria passível de ser aplicada para todos que estavam de fora de suas fronteiras, caracterizados como bárbaros. Evidentemente, a barbárie se define pela contraposição ao conceito de civilização; sendo assim, o termo é claramente pejorativo e expressa juízos de valor assentados na convicção de superioridade cultural, traço característico dos povos da antiguidade clássica.
0,1 pontos
Pergunta 2
1. Leia atentamente a notícia abaixo, extraída do portal “EuroNews”: Claude Lévi-Strauss: morreu o fundador da Antropologia moderna Claude Lévi-Strauss foi um dos grandes intelectuais do século XX. O fundador da antropologia moderna morreu aos 100 anos, depois de ter deixado uma marca decisiva na filosofia, na sociologia e na